maio 25, 2012

Galeão - Portinho da Arrábida

Desta vez vamos até um sítio que pessoalmente acho deslumbrante, natural, fantástico e tão português como a Serra da Arrábida. Adoro, sou viciado e prefiro acordar bem cedo, gastar dinheiro em combustível e portagens e ir "trezenas" de vezes para a arrábida do que gastar 2mil eur e ir para um pseudo-resort de luxo que mal podemos sair da àrea do mesmo e temos moscas do tamanho de coelhos e a população vive em pura pobreza! Não é a minha praia!...gostaram da piada?! Praia...?! Não...?!
Atravessando a serra seguimos as indicações do Portinho da Arrábida e atenção que para estacionar não é coisa fácil, sobretudo no verão, é melhor deixar o carro bem cá em cima e fazer uns bons 15min a pé e aproveitamos para ver toda aquela paisagem brutal!
Este restaurante é o 2º que está sobre estacas sobre a pequena baía da Portinho da Arrábida e caso tenhamos a sorte de ficar na esplanada a vista é simplesmente fenomenal! Mal entramos damos logo conta de diversas "montras" improvisadas com peixe e marisco bem fresquinho onde geralmente "namoro" sempre aquela douradinha ou linguado maravilhoso para a refeição. 
Como entradas sugiro o belo queijo de Azeitão e acreditem que este não se compara com todos aqueles que nós podemos comprar nas grandes superfícies! Este é mesmo "o" queijo de Azeitão! Para acompanhar o queijinho, as ameijoas à bulhão pato são fantásticas, simples, sem grandes invenções de culinária e com uma qualidade digna de um espaço que está aberto à décadas! A carta de vinhos "puxa" bastante para os vinhos da região (Setúbal, Palmela) e também para os Alentejanos, onde o preço é bastante razoável tendo em conta o sítio onde estamos!
A simpatia do atendimento do Sr. Fernando garante-nos que a refeição vai ser impecável e geralmente opto sempre por a dourada ou o linguado no carvão que é uma coisa fantástica!...embora que a especialidade deste espaço é o Arroz de Marisco, o Arroz de Tamboril e a Massada de Cherne, e acreditem que tem mesmo muita pinta! Estou sempre a dizer que é da próxima vez que provo as especialidades, mas depois não resisto ao peixinho, eheh!
Quando vamos a meio da refeição notamos que já estamos sentados há mais tempo do que pensávamos e que a refeição está a ser como um ritual de descontração, onde toda aquela vista maravilhosa sobre o mar e Tróia faz-nos suspirar diversas vezes e sentir-nos bastante bem...ou ainda melhor porque acaba de chegar a 2º garrafa bem fresquinha e escorrega que é uma maravilha! :) 
Como sobremesa, não deixem de provar a torta de Azeitão caseira que é a mulher do Sr. Fernando que faz...é uma coisa abismal!! A esta altura da refeição ficamos sempre a pensar: eu almoçava apenas isto e vinho!!!
Em termos de preço (média de 60eur por casal) penso que seja justo e vale bem a pena para uma refeição diferente, com muita qualidade, descontraída e com aquele cheirinho a mar e a praia. É verdade que ainda se gasta uns trocos para quem vai de Lisboa, mas é muito bom! No final, sempre podemos ir dar um mergulho (cacholada!)!!

Pontos:

Espaço 10/10
Comida 9/10
Atendimento 8/10
Sobremesa 9/10
Preço 6/10
Estacionamento 5/10

Contacto: 212180533
GPS: 38.475882,-8.984389